Bandinha do Opa

Bandinha do Opa

          Tivemos na sexta-feira, dia 25 de maio, uma brilhante apresentação da “Bandinha do Opa”, projeto incentivado pela Lei Rouanet, resgatando e preservando a música germânica, construindo assim para a divulgação dessa cultura em nossa comunidade escolar.

Obrigada integrantes da
Bandinha do Opa
Pelo sucesso da apresentação!

Oratória 2012

Oratória 2012
Aconteceu aqui na escola, no dia 25 de maio de 2012, a primeira etapa do concurso de Oratória promovido pela J.C.I., cujo tema para este ano foi: “Um mundo melhor é possível”.
       Participaram do concurso as alunas do 9º Ano: Ana Paula Barvik, Joice Martins, Miriam dos Santos, Fernanda Zoellner e Kátia Gorniak.
       A aluna Kátia foi à campeã desta etapa e irá representar a escola na fase municipal no próximo dia 31/05/12. Parabéns a todos os participantes de mais esta etapa.

“O Duende da Ponte”


“O Duende da Ponte”

Apresentação: Reunião de pais
Para chegar à escola, Teo precisa atravessar uma ponte. Porém, embaixo da ponte mora um duende, que cobra pedágio de quem quiser atravessá-la. Como Teo não tem dinheiro e precisa ir à escola, propõe ao duende um jogo de adivinhas e charadas.
Será que Teo conseguirá chegar à escola todos os dias?
“O Duende da Ponte” traz à tona discussões sobre poder, esperteza e soluções criativas para solucionar o problema.


Atividades de equilíbrio

Atividades de equilíbrio
utilizando-se o Banco Sueco

            O objetivo principal da educação é formar pessoas criativas e autoconfiantes, e a ginástica geral trás várias possibilidades para que esse objetivo seja alcançado.
            As atividades propostas nesta aula têm como objetivo o aperfeiçoamento das habilidades motoras, principalmente o equilíbrio, a consciência corporal e a criatividade das crianças.
 Atividade:

Equilibrar o próprio corpo:
  • Permanecer imóvel sobre o banco de olhos fechados, primeiros com os dois pés, depois apenas com um dos pés;
  • Andar com a ponta dos pés;
  • Deslizar com o corpo sobre o banco, impulsionando pelos braços;
  • Permanecer imóvel na posição de avião;
  • Equilibrar objetos com algumas partes do corpo: parado sobre o banco equilibrar algum objeto (bola, saquinho de areia, bastão) na cabeça, nas mãos, nos ombros, ou nos pés.
  • Equilibrar algum objeto em deslocamento;
  • Deslocar-se de acordo com determinado ritmo equilibrando algum objeto e / ou dançando.
  • Caminhar, um aluno em cima do banco de mãos dadas com outro no chão.
Critérios de avaliação:

  • Participar das atividades sendo cooperativo;
  • Executar as diferentes atividades: forma de movimento, valorizando as conquistas obtidas;
  • Vivenciar diferentes movimentos de equilíbrio.

Contação de História


Contação de História

Professor Orientador: Sandra Regina Lepeck.
Turma: Ensino Fundamental -Séries iniciais e Educação Infantil.
Objetivo:Conhecer um autor importante da literatura brasileira: Monteiro Lobato, identificando alguns elementos que caracterizam a obra desse autor. Tendo acesso a textos de boa qualidade literária e compartilhar do prazer de lê-los.

A leitura em voz alta, feita pela orientadora educacional, Sandra Regina Lepeck, no dia 18 de Abril, aniversário de Monteiro Lobato, para os alunos do ensino fundamental séries iniciais e educação infantil, tem um enorme potencial educativo: permite que as crianças conheçam obras e autores, encantando-se, pelas maravilhas da literatura. Além disso, a leitura em voz alta, pelo professor, tem a função de possibilitar que as crianças participem da leitura de obras que ainda não teriam autonomia para ler sozinhas.
A contação de histórias é um grande instrumento para despertar o senso crítico e reflexivo nas crianças. Transporta a criança para outros mundos e dá vida aos seus sonhos através da leitura, além de contribuir pra o desenvolvimento infantil por despertar emoções e valorizar sentimentos através da magia e da atração das histórias.